CLC  arquitectura, design e empreendimentos imobiliários é o novo atelier comandado pelo arquitecto e urbanista Cássio de Lucena Carvalho em Lisboa, Portugal.  O escritório segue a linha já trabalhada pelo arquitecto nos seus mais de 20 anos de exercício profissional: uma atuação ampliada que envolve muito mais que somente o desenho de um edifício.

No campo da arquitectura e do imobiliário o atelier oferece uma assessoria completa. que passa pela leitura das condicionantes urbanas, pelo planeamento do empreendimento imobiliário, pela investigação e conformação de espaços engenhosos e eficientes, pelo acompanhamento e fiscalização da obra e se complementa pelo desenvolvimento das estratégias de apresentação dos espaços e dos projectos de arquitectura.

Em seu outro campo de atuação o atelier aborda o design enquanto ferramenta de impacto social e trabalha as questões relacionadas com o binómio design-fazer local. 

foto01.jpg

foto: DaryanDornelles

Carla Paoliello copy.jpg

ARQUITECTO FUNDADOR

Cássio de Lucena Carvalho (1973) é arquitecto e urbanismo formado pela Escola de Arquitectura da Universidade Federal de Minas Gerais / Brasil.

 

No Brasil fundou e conduziu até 2016 a Grau Arquitetura Urbanismo Design Construção LTDA  atuando na área de projectos e também de construção e incorporação imobiliária.

 

Atuou também, durante 15 anos, como professor universitário onde ministrou aulas de projecto, representação e comunicação. Possui pós graduação em arquitectura de estruturas metálicas (UFOP/FAMIH) e é doutorando na área de Humanidades e Artes (Universidad de Rosario/Argentina).

​É membro da OA _Ordem do Arquitectos de Portugal e do

CAU _ Conselho de Arquitetura e Urbanismo no Brasil.

 

ARQUITECTA/DESIGNER

Carla Paoliello (1974) possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado e doutorado em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2001 e 2008), este último reconhecido pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Possui também doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa na Secção de Design do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (2016-2020) (2015-2016). 

Professora convidada da Universidade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Área de Design de Equipamento) e idealizadora do projeto ABanca31  ela é a responsável pela parte de design da CLC onde promove ações e  discussões sobre arquitetura, design, artesanato, arte, tecnologias e cultura.